Obrigado por sua visita!

A Infância Kolping é uma experiência do Movimento Kolping com crianças e em prol dos Saberes, Direitos e da Cultura da Infância, realizado pela Comunidade Kolping Campo Velho, em Floriano - PI - Brasil.

Conheça nosso trabalho e projetos!

Equipe de Coordenação e Acompanhamento

Projeto Arte-Educativo

 Projeto Pedagógico 2010 – 2011
Guris, Cirandas e Traquinagens

1. OBJETIVOS

1.1 – Objetivo Geral: Promover a formação integral de crianças, na perspectiva do Movimento Kolping nos aspectos humanos, comunitários, sociais, culturais e cidadãos, privilegiando a convivência grupal e fomentando o direito à participação, à cultura, à leitura e à comunicação.

1.2 – Objetivos Específicos:
a.1) Consolidar e sistematizar a experiência da Infância Koping, divulgando-a amplamente através de material impresso, internet e espaços da própria Obra Kolping;
a.b) Capacitar equipe de voluntários comprometidos com a arte-educação popular de crianças;
a.c) Refletir na comunidade local temas de relevância sobre direitos da criança;
a.d) Acompanhar o grupo da Infância Kolping de forma integrada com a família e a Comunidade Kolping Campo Velho;
a.e) Desenvolver e sistematizar experiência de educação popular de crianças, nas áreas de arte-educação, recreação, de estímulo à leitura e de formação cidadã.

2. JUSTIFICATIVA

A Comunidade Kolping Campo Velho agrega, há cerca de 10 anos, saberes e experiências nas áreas de Infância e Cultura, especialmente através do Grupo Infância Kolping – IK, voltado para a promoção dos direitos da criança, especialmente o direito ao brinquedo, ao brincar e à participação.

A promoção dos direitos da infância estão alinhados basicamente em três campos: Provisão (alimentação, casa, saúde, etc.), Proteção (contra violência doméstica, abuso sexual, trabalho infantil, etc.) e Participação (expressão, cultura, comunicação, lazer, etc.). São os 03 “P”s dos direitos da Infância.

Compreendemos que a grande maioria das entidades que promovem alguma ação em prol das crianças estão, TRADICIONALMENTE, muito focadas nos dois primeiros “Ps” – Provisão e Proteção. Há ainda poucas ações voltadas para se promover a participação cidadã e inclusão cultural das crianças, quais sejam ações de produção e fruição cultural, direito ao brinquedo e ao brincar, direito de falar e ser ouvida, direito à comunicação e livre expressão. Tais direitos estão expressos ou presentes de forma tácita no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, mas ainda são alvo de poucas ações e discussão.

O projeto pedagógico “Guris, Cirandas e Traquinagens” é uma experiência lúdica de educação popular com crianças, a ser experimentada com, para e pela Infância Kolping da Comunidade Kolping Campo Velho, no período de 2010 a 2011. O projeto é um referencial em construção, a ser constantemente re-elaborado e re-modelado a partir das experiências desenvolvidas.

Fortalecerá os “Saberes e a Cultura da infância”, fomentando novas ações e projetos neste campo novo e instigante de atuação das entidades associativas, na qual a CK Campo Velho já deu seus primeiros passos.

Está estruturado em 03 grandes momentos entrelaçados e indissociáveis:

Guris – Referencia ao rol de ações voltadas para promover o fortalecimento da própria Infância Kolping, tendo como principal atividade o encontro semanal com as crianças e aquelas periódicas voltadas para concretizar a missão da Infância Kolping como espaço de promoção dos Direitos, Saberes e Cultura da Infância.
Cirandas – Referencia à construção da Infância Kolping como um espaço de garantia do direito à cultura, educação, comunicação e expressão pelas crianças.
Traquinagens – Faz referencia ao direito de brincar e ao brinquedo, à ludicidade e ao “amigo invisível” e à livre expressão da imaginação que deve ser amplamente liberado dentro do espaço social da Infância Kolping.

3. ATIVIDADES


3.1 – Oficinas de Capacitação de Arte-Educadores Populares para Crianças.
Público Alvo: Voluntários
Conteúdo: Sociologia e História da Infância, Cultura e Saberes da Infância, O Direito ao Brinquedo e à Brincadeira, Arte-Educação na Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Obra Kolping e Infância Kolping; Recreação, Contação de Histórias, etc.
3.2 – Criação de materiais e espaços de divulgação: cartilha, blog na Internet e mostra da experiência em espaços e eventos da Obra Kolping;
3.3 – Reuniões quinzenais da equipe: para avaliação e planejamento das atividades;
3.4 – Atividades arte-educativas com as crianças, nas áreas de teatro, música, dança, artes visuais, etc.
3.5 – Jogos e atividades lúdicas, com a promoção de mini-gincanas, dinâmicas de grupos e jogos interativos para as crianças;
3.6 – Roda de leitura e contação de histórias, com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e democratizar o acesso da criança ao livro e à literatura.
3.7 – Reunião de pais, equipe e Comunidade Kolping Campo Velho, para avaliação da caminhada do grupo;
3.8 - Pequena Roda de Conversa, realizada de forma transversal em todas as atividades com as crianças, para aprendizado em comum e formação ética e cidadã, baseado nas experiências vivenciadas pelo grupo;
3.9 - Colônia de Férias, realizada em Julho de cada ano, com atividades culturais e recreativas para as crianças;
3.10 - Seminário Anual Temático, para pais, educadores e lideranças, com temas de relevância para a promoção dos direitos da criança
3.11 - Gincafest! – gincana festiva em Outubro de cada ano, para celebrar o dia das crianças.