Obrigado por sua visita!

A Infância Kolping é uma experiência do Movimento Kolping com crianças e em prol dos Saberes, Direitos e da Cultura da Infância, realizado pela Comunidade Kolping Campo Velho, em Floriano - PI - Brasil.

Conheça nosso trabalho e projetos!

Equipe de Coordenação e Acompanhamento

Infância Kolping



DEFINIÇÃO

1º - A Infância Kolping (IK) é um grupo formado por crianças de até 12 anos de idade e que vivenciam, nas condições e peculiaridades da Infância, os ideais do Movimento Kolping.

2º - Constituem-se no “Movimento Kolping de, para e pelas Crianças”.

3º - O grupo da Infância Kolping está orgânica e institucionalmente ligado a uma Comunidade Koplping, recebendo de sua diretoria e associados atenção e cuidados preferenciais.

MISSÃO

4º - É missão da Infância Kolping:

  1. Promover a formação integral (humana, social, ética, cultural e cidadã) das crianças participantes, dentro da perspectiva do Movimento Kolping;
  2. Ser um espaço de promoção e defesa dos direitos da criança;
  3. Refletir com as famílias, comunidade, sociedade e Poder Público as questões ligadas à garantia dos direitos da Infância;
  4. Fomentar e difundir os Saberes e a Cultura da Infância.

FUNDAMENTOS

5º - A ação da Infância Kolping (IK) fundamenta-se:

  1. Nos ideais e pensamento social de Adolf Kolping, na perspectiva de que cada criança seja no presente um cidadão participativo e um membro de família amoroso e futuramente um profissional competente e um líder comprometido com um mundo melhor (Fundamento Kolpiniano).
  2. Na pedagogia da acolhida presente no Evangelho de Jesus Cristo: Lc 9, 46-48; 18, 15-17 (Fundamento bíblico-cristão).
  3. Na realização e efetivação social dos direitos da criança: art. 3º e 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)/ (Fundamento Jurídico)

METODOLOGIA

6º - A metodologia de ação da Infância Kolping será essencialmente participativa, privilegiando a convivência grupal, considerando e respeitando as diferenças e fomentando o protagonismo das crianças.

7º - A Equipe de Coordenação e Acompanhamento desenvolverá periodicamente um projeto pedagógico para o grupo da Infância Kolping, com detalhamento dos objetivos e ações, avaliação periódica e participação da Comunidade Kolping e das próprias crianças no seu processo de desenvolvimento.

8º - O projeto pedagógico da Infância Kolping deverá contemplar ações que fortaleçam a relação do grupo com a Família e que promovam a discussão sobre os direitos, saberes e cultura da Infância na Sociedade.

9º - As atividades com a Infância Kolping devem ser realizadas em dias e horários compatíveis com a vida escolar das crianças, ser aberto à participação dos pais e responsáveis e oferecer garantias mínimas de segurança física e proteção social.

COORDENAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

10º - A Infância Kolping será coordenada e acompanhada por uma equipe de voluntários, que demonstrem interesse com as causas de filantropia, educação popular e de promoção dos direitos da Infância.

11º - A coordenação da equipe caberá a um Assessor, indicado e nomeado pela Comunidade Kolping, associado e com atuação idônea e compatível com os valores do Movimento Kolping. O assessor tem voz e voto nas reuniões e assembléias da Comunidade Kolping na defesa de interesse e projetos da Infância Kolping.

12º - Os voluntários poderão atuar junto ao grupo da Infância Kolping como:
  1. Monitor: acompanha logisticamente as atividades e prima pela segurança e proteção das crianças;
  2. Arte-Educador: desenvolve atividades de produção e fruição cultural com as crianças, garantido-lhes liberdade de expressão e comunicação.
  3. Recreacionista: desenvolve atividades lúdicas de fomento ao jogo e à brincadeira como direitos das crianças;
  4. Contador de História: desenvolve atividades de estímulo à leitura e à escrita.
  5. Educador Social: desenvolve atividades de educação humana e cidadã das crianças e processos de acompanhamento pessoal e familiar.
  6. Outras atividades coerentes com os objetivos da Infância Kolping e sistematizadas no projeto pedagógico.

13º - Cabe à equipe de coordenação e acompanhamento elaborar e avaliar periodicamente o plano pedagógico da Infância Kolping, promovendo a participação das crianças e da Comunidade Kolping nestes processos.

Floriano – PI, 28 de Julho de 2010.


Equipe de Coordenação e Acompanhamento: