Obrigado por sua visita!

A Infância Kolping é uma experiência do Movimento Kolping com crianças e em prol dos Saberes, Direitos e da Cultura da Infância, realizado pela Comunidade Kolping Campo Velho, em Floriano - PI - Brasil.

Conheça nosso trabalho e projetos!

Equipe de Coordenação e Acompanhamento

terça-feira, 12 de abril de 2011

Infância e Meio Ambiente - Estudo da CF 2011 para Crianças - Uma Ação Guris, Cirandas e Traquinagens

A Comunidade Kolping Campo Velho - Infância Kolping, juntamente com a Equipe do Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens realizaram, no dia 10 de Abril, um Estudo Ludo-Educativo da Campanha da Fraternidade 2011, para cerca de 60 crianças, com o tema Fraternidade e Vida no Planeta.

Através de rodas de conversa, jogos, contação de histórias, teatro de bonecos e muita animação, a garotada dos bairros circunvizinhos da sede da Comunidade Kolping Campo Velho - Floriano - PI mandou muito bem e mostrou que está ligada nos cuidados com a Mãe Natureza.


Acompanhe os principais momentos da atividade-ludoeducativa


Na atividade de pintura e na roda de conversa, as crianças demonstraram muitos saberes sobre a situação do Planeta Terra. Tudo que Deus criou é bom, mas a criação está ameaçada: desmatamentos, poluição (inclusive sonora, como lembrou um garoto), maus tratos aos animais, lixo e queimadas foram alguns dos problemas ambientais levantados e denunciados pelas crianças.

Roda de Conversas - A Vida do Planeta e a ótica infantil. Criança sabe o que diz...

Brincadeiras de Roda

Abaixo, a Equipe de Animação: Beatriz Vieira (Salsinha) e Leandro Silva (Juquinha).

As crianças puderam também avaliar comportamentos e pensar atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente: economia de água e luz, cuidar das plantas e animais, etc.

Grupos de trabalhos que educam para o respeito e a igualdade: Meninos e meninas, grandes e pequenos... Todos aprendendo a conviver e a se respeitar. O projeto abdica de divisões dentro das atividades, a fim de fomentar o respeito ao gênero e à diversidade. Não existe atividade ou brincadeira só de meninos ou só de meninas. A única divisão permitida é a de ordem etária, em atividades específicas, por conta de segurança (por exemplos, atividades que podem machucar as crianças menores).

Mais Equipe: Abaixo, Murilo Madelman que fez a decoração e Bianca Costa, monitora. Colaboraram ainda Izaura, Iraci e Solene.

Próxima Atividade: Tarde Alegre para crianças, no dia 01 de Maio de 2011, na celebração de aniversário da Comunidade Kolping Campo Velho - Floriano - PI. Início às 14 horas.

Acesse a sessão de vídeo de nosso blog e se divirta com alguns flagrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário