Obrigado por sua visita!

A Infância Kolping é uma experiência do Movimento Kolping com crianças e em prol dos Saberes, Direitos e da Cultura da Infância, realizado pela Comunidade Kolping Campo Velho, em Floriano - PI - Brasil.

Conheça nosso trabalho e projetos!

Equipe de Coordenação e Acompanhamento

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Confira como foi a 1ª Edição do Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens, em Floriano - PI, uma ação da CESE e Comunidade Kolping Campo Velho



A Comunidade Kolping Campo Velho, entidade social com 25 anos de atuação junto às comunidades de periferia de Floriano – PI, desenvolve um importante trabalho de promoção dos direitos da Infância, com foco nos direitos à cultura, à comunicação e à livre expressão cultural.

Para tanto, oferece às crianças a possibilidad de participar de um grupo de convivência, a Infância Kolping - IK e um rol de atividades arte-educativas, como recreação, oficinas artísticas, produção artística e contação de história. As atividades são mantidas graças ao trabalho de um grupo de jovens voluntários, arte-educadores, que foram a Equipe de Acompanhamento e Coordenação da Infância Kolping e o apoio de parceiros.

Este ano, a Comunidade Kolping Campo Velho, em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, desenvolveu importante projeto voltado para o fortalecimento dos direitos culturais das crianças, o "Guris, Cirandas e Traquinagens".

O projeto é composto por dois importantes momentos, entrelaçados: proporcionar às crianças um espaço de vivência dos seus direitos culturais, através de um evento arte-educativo, e aos pais, educadores e lideranças, a possibilidade de refletir a necessidade de maior cuidado e proteção aos direitos da infância, através de um círculo de palestra e debate.

A primeira edição do Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens aconteceu no período de 22 a 24 de Outubro de 2010, na sede da Comunidade Kolping Campo Velho, situada na Rua Severino Ramos Vasconcelos, Bairro Campo Velho, em Floriano – PI.


Madame Blu-Blu (Jannaira Miranda, arte-educadora da Infância Kolping)

As atividades do projeto foram realizados graças a um trabalho de articulação entre associados e grupo de voluntários que dera suporte à realização de cada momento. Contribuiu para fortalecer institucionalmente a entidade e promoveu a maior participação dos jovens.

Os principais meios de comunicação local (TV Alvorada, Rádio Difusa Am, Rádio Santa Clara AM e Portal O Amarelinho) deram importante cobertura ao evento.

Acompanhe um breve relato de cada momento de realização do Projeto:

Reunião de Planejamento: 21/ 10/ 2010 (Quinta-Feira)

A Comunidade Kolping Campo Velho reuniu-se num jantar comunitário com os associados, voluntários e equipes para preparar e encaminhar os últimos detalhes da realização do evento arte-educativo. Foram formadas equipes diversas para dar conta da organização das atividades, com respectivos corodenadores: Equipe de Animação (coordenado pelo clown Bruno Alves, de Alagoas), Equipe de Alimentação (Izaura e Umbelina), Decoração e Estrutura (Murilo Madelman), Articulação Geral (Leandro Silva).


Os participantes celebraram a alegria de poderem realizar mais esta ação em favor da comunidade local.

1º Dia/ Mobilização e Divulgação: 22/ 10/ 2010

Neste dia, aconteceu as ações de mobilização e divulgação do projeto e atividades. Propositalmente, não foi feita uma divulgação antecipada, a fim de que as crianças e os pais fossem surpreendidos com o evento.


Na escola, foto oficial com a meninada. Presente, Umbelina Delmondes, presidente da Comunidade Kolping Campo Velho e Daniel Gutemberger, amigo da Kolping Floriano. Foram ver de perto esta gostosa bagunça!


Garotada esperava pela Trupe no Morro do Tiro. Grande festa para eles e suas famílias.

Diretora da escola pública infantil Binu Leão (Morro do Tiro), Profª Iara, ficou feliz com a visita surpresa da Trupe do Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens.

Palhaços fazem a festa na casa das famílias da comunidade.

Pela manhã, um grupo de palhaços (Tapioca, Juquinha, Madame Blu Blu e Alface) visitaram as escolas infantis da comunidade. As crianças foram supreendidas com música, brincadeiras, doces e panfletos informativos sobre o evento.


À tarde, formou-se um grupo maior de artistas para realização da Parada Cênica. O grupo de palhaços saíram pelas ruas da comunidade, escolas, dentro dos lares, acompanhados por um carro de som. Logo, se formou um cortejo de crianças pelas ruas, junto com os palhaços.


A Parada Cênica quebrou a rotina dos moradores do Bairro Campo Velho e arredores (Tamboril, Conjunto Paraíso) e se transformou numa grande festa em prol dos direitos culturais da Infância.

2º Dia/ Recreação e Apresentações Artísticas: 23/10/2010

Manhã

O dia começou com muita chuva e o evento iniciou-se com meia hora de atraso. Para nossa supresa a meninada estava lá: mais de 50 crianças na abertura.


O palhaço Tapioca (Bruno Alves) e Madame Blu Blu (Jannaira Miranda) puxaram a animação, com muitas cirandas, brincadeiras, contação de histórias e jogos.

No meio da brincadeira, o projeto recebeu a visita D. Valdemir, novo bispo de Floriano – PI, que saudou as crianças e participou de uma brincadeira. Também chegaram os comunicadores da TV Alvorada e do portal O Amarelinho, para matérias especiais sobre o evento.


D. Valdemir, bispo de Floriano, visita Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens.

A manhã foi encerrada com farto lanche para a garotada.


Tarde

A tarde, com o tempo melhor, foi aberta com uma grande ciranda e cantigas de rodas, que envolveu todos os presentes: crianças, pais, educadores, lideranças. Os que passavam nos arredores da entidade não resistiram à tentação de observar e cair na brincadeira junto com as crianças e a trupe de palhaços.


O circo chegou...

Depois, todos foram convidados a adentrar para o salão comunitário, decorado como um circo lúdico e acolhedor. No interior do circo, as crianças e os demais presentes participaram de brincadeiras, números de dança e jogos arte-educativos.

Participação Especial do Lata em Música, coordenado pela arte-educadora Vânia Rodrigues.

Houve ainda a participação especial do Projeto Lata em Música, da arte-educadora Vânia Rodriguês, que atende crianças na Comunidade Kolping Campo Velho, com aulas de educação ambiental e produção musical através da reciclagem de materiais encontrados no lixo. O grupo fez uma apresentação especial para o evento, com instrumental de latas.


O dia foi encerrado com lanche e uma apresentação teatral promovido pela Pastoral da Catequese, da Comunidade São Raimundo Nonato.

3º Dia/ Circulo de Palestra e Debate, Gincafest e Oficinas Arte-Educativas: 24/ 10/ 2010

Manhã

Pela manhã, aconteceu o círculo de palestra e debate, para pais, educadores e lideranças. O evento contou com a presença de poucas pessoas, pois o tempo estava nublado e ameaça de chuva. Foram debatidos temas de interesse para a proteção às crianças, como: prevenção a acidentes na Infância, violência sexual e erradicação do trabalho infantil.

Tarde


O encerramento do projeto se deu com uma animada gincana, o Gincafest!, promovida pela trupe de palhaços (participação da Juventude Kolping), com temas arte-educativos.



Para os menores, houve roda de recração, animada pelo palhaço Tapioca (Bruno Alves) e oficinas de pintura, desenho e modelagem.

O evento foi encerrado com música, festa e lanche para a garotada.


Avaliação

A Comunidade Kolping Campo Velho avaliou como extremamente positivo a realização do projeto, seja porque contribuiu para fortalecer os direitos culturais das crianças, seja pela animação da própria entidade e voluntários em continuar promovendo ações em favor da Infancia.

A entidade promoverá, em até 30 dias, uma reunião específica de avaliação do projeto, com a presença dos associados, voluntários, crianças e arte-educadores envolvidos na realização do Projeto.


Continuidade

A Comunidade Kolping Campo Velho e a Equipe de Coordenação e Acompanhamento da Infância Kolping planejam a realização da 2ª Edição do Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens, em julho de 2011, no formato de uma colônia de férias.

Pretendemos que o Projeto Guris, Cirandas e Traquinagens seja uma ação permanente de promoção dos direitos culturais das crianças e de formação de arte-educadores comprometidos com a causa dos direitos da criança e do adolescente.

2 comentários:

  1. Recebi o seguinte comentário por e-mail do amigo João Batista, de Garanhuns - PE:

    "Oi Leandro,

    Parabens pelo trabalho e pela equipe que voce reuniu. Realmente mexe com a turma. Voce é o Cara!!

    Parabens tambem pelo bom uso do espaço do seu blog.

    Uma sugestão é colocar os vídeos para rodar direto no blog, sem sair da sua página.
    Abç e só sucessos.

    João - (81)9918.0086
    http://www.jbatist7.xpg.com.br"

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto foi realmente um sucesso...e fico na torcida organizada para a próxima etapa...e com toda certeza estou dentro se Deus quiser paar o que der e vier

    ResponderExcluir